Exposição
Penetrações
Este é mais um dos projetos organizados por Zart 21 que consiste na ocupação de uma casa em ruínas, facultando um “não espaço” e todo o apoio técnico e logístico necessário aos trabalhos e aos artistas.
Este não espaço, num prédio junto ao Castelo de São Jorge em Lisboa, foi penetrado pelos Zart 21 e mais 40 artistas, cujos projetos foram selecionados pelo grupo. As diversas salas foram penetradas e transformadas segundo as exigências das obras, podendo qualquer um furar, entrar na fachada do prédio ou tudo o que fosse necessário para dar noções de penetrações.
Para além de todos sermos penetras naquele espaço o nome sugere uma ideia de confronto e violação de regras.
Ano: 2003
Local: Casa no Castelo de São Jorge, Lisboa
Contexto: Exposição De Artes Plásticas organizada pelos ZART 21.
Instalação de Sapatos no sótão com Tânia Inácio Marques.
Ano: 2003
Local: Casa no Castelo de São Jorge, Lisboa
Contexto: Exposição De Artes Plásticas organizada pelos ZART 21.
Instalação de Sapatos no sótão com Tânia Inácio Marques. 40 almofadas de veludo vermelho. 20 x 20 cm. 40 sapatos desermanados.
Este é mais um dos projetos organizados por Zart 21 que consiste na ocupação de uma casa em ruínas, facultando um “não espaço” e todo o apoio técnico e logístico necessário aos trabalhos e aos artistas.
Este não espaço, num prédio junto ao Castelo de São Jorge em Lisboa, foi penetrado pelos Zart 21 e mais 40 artistas, cujos projetos foram selecionados pelo grupo. As diversas salas foram penetradas e transformadas segundo as exigências das obras, podendo qualquer um furar, entrar na fachada do prédio ou tudo o que fosse necessário para dar noções de penetrações.
Para além de todos sermos penetras naquele espaço o nome sugere uma ideia de confronto e violação de regras.

Com o projeto Penetrações pretende-se criar um espaço total e um local de exposição aberto a todos os géneros e expressões artísticas.
Esta instalação composta por 40 sapatos desermanados, sobre 40 almofadas de veludo vermelho (20 x 20 cm) é uma antítese ao próprio tema da exposição. Preenchem todo o espaço que foi concedido para a nossa intervenção tornando impossível penetrar nele, dando-nos também a ilusão de estarem todos de saída, direcionados para a porta.
Os sapatos perderam o seu par, não tendo mais função, penetraram e ocuparam o lugar servindo de suporte para uma nova forma de vida, a flor.


